Exibir mapa ampliado

quinta-feira, 31 de maio de 2007

Sensoriamento Remoto


Imagem capturada do site: http://www.guiageo-mapas.com/
É nosso objetivo também entender de que forma as fotos dos sites explorados são obtidas, para isso fizemos uma pesquisa nos sites listados abaixo ,sobre sensoriamento remoto.
A busca por meios mais eficazes e econômicos de se observar a terra motivou o homem a desenvolver satélites de sensoriamento remoto.Pode-se entender por Sensoriamento Remoto, formas de obtenção de dados sobre um objeto, terreno, espécime, etc, sem contato físico com o mesmo. Como exemplo bem simples de Sensoriamento Remoto, tem-se a fotografia.
Existem vários tipos de satélites orbitando a Terra e alguns planetas do Sistema Solar. Cada tipo de satélite pode ter características distintas, dependendo ao que se destina. Alguns satélites meteorológicos, por exemplo, orbitam a Terra em órbitas chamadas geo-estacionárias, ou seja, todo o tempo, estão "vendo" a mesma Terra da mesma posição e parecem estar sempre "parados" sobre o mesmo ponto.
Os satélites de coleta de dados, em geral, não são geo-estacionários e cobrem todo o globo. Geralmente, demoram alguns dias para passar sobre o mesmo ponto da Terra e se utilizam de vários sensores embarcados. Por exemplo, o satélite SPOT (França) tem um ciclo de 26 dias e 3 sensores espectrais; o LANDSAT V (EUA) tem um ciclo de 16 dias e 6 sensores espectrais e um sensor termal. Esses satélites são denominados Multi-espectrais.
A origem da história dos satélites se deu na União Soviética com o primeiro satélite artificial feito pelo homem, o Sputnik 1 , lançado em 4/10/1957. Em 31/01/1958 os Estados unidos lançaram o seu o Explorer 1.
No Brasil o satélite SCD-1 foi desenvolvido no INPE e lançado pelo foguete americano Pegasus em 9/02/1993.
Os altos custos dessa tecnologia tornam os países em desenvolvimento dependentes das imagens fornecidas por equipamentos de outras nações. http://www.de.ufpb.br/~ronei/procimagem/procimagem.htm
tp://www.aeb.gov.br
http://www.esteio.com.br/newsletters/paginas/006/orientacao.htm

Marcadores:

3 Comentários:

Blogger Iris disse...

Olá, Bernadete

Muito interessantes estas informações complementares e muito bom constatar que sempre procuras ir além do que é solicitado.
Abra@os, Iris

1 de junho de 2007 às 12:21  
Blogger Teresinha Bernardete Motter disse...

Gurias, estive olhando os comentários de nosso trabalho nos seguintes blogs:

Blog da Deonila
http://deonila.blogspot.com/
Observando os Mapas On Line fiquei um pouco confusa, pois não encontrei um tutorial, ou ele será acessado diretamente na web.Será que precisamos nos cadastrar ou tutorial serve apenas para inserir mapas nos blogs, wiks, etc..O grupo elaborou um trabalho bem explicado e explorado do que são mapas, para que serve, fizeram uso de vários links para sites de pesquisas. Penso que as colegas esqueceram de postar a versão inicial do trabalho em grupo.
------------------------------------
Blog da Lenir
http://leneblogproa17.blogspot.com/
Bem... o Google Earth eu já conhecia. O flagr... e demais...não. Estava pesquisando...até ficar sem Internet. Queria ter postado sobre o link que leva à exploração direta do mundo através de fotos, pelo satélite, em tempo real.
Esta foto é gerada por satélite e enviada a Terra a todo instante (24horas por dia). Sempre que você abrir estará vendo a situação em temporeal. Quando abrir, é só clicar na região de seu interesse que a foto gira
-------------------------------------
Maria Otília
http://blogproa17otilia.blogspot.com/
Nenhum comentário a respeito.

----------------------------
Cleonice
http://proa17a.blogspot.com/
Nenhum cometário.
-------------------------------------------------
http://proa17zilahcardoso.blogspot.com/
Zilah
Até hoje não há nenhum comentário a respeito do nosso blog.

--------------------------
está dificil
Berna

1 de junho de 2007 às 16:25  
Anonymous Anônimo disse...

Olá colegas,
Ótimo trabalho do grupo, links e informações interessantes,faltou apenas as fundamentações teórica ou eu não encontrei?
Um abraço,

1 de junho de 2007 às 18:31  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Get Free Shots from Snap.com