Exibir mapa ampliado

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Tarefa 15


Relatório do grupo Mapas.

Nesse momento em que penso em trabalho de grupo, à distância, cooperação em ambientes virtuais não poderia deixar de lembrar do texto da Professora Mônica Estrázulas que diz:

Pode-se perguntar, então, se no caso das interações virtuais mediadas pelas tecnologias de comunicação a distância, há chance de uma simples troca de idéias se transformar em uma cooperação real de pensamento? E ainda, quando as interações entre os indivíduos ocorrem a distância, como realizar trocas cooperativas na ação?
Numa troca qualquer entre indivíduos, duas condições precisam ser satisfeitas para que exista o que se denomina equilíbrio na troca qualitativa:
a) uma escala comum de valores
b) a equivalência entre todos os valores acordados, que se traduz na conservação dos acordos e na reciprocidade de pensamento.
Como reconhecer a presença de uma escala comum de valores. Sabe-se que há uma escala comum de valores nas trocas interindividuais quando as iniciativas de um são avaliadas pelo outro e geram obrigações comparáveis aos valores virtuais gerados por aquela avaliação.

Essa escala comum pode ser observada quando os indivíduos comunicam seus julgamentos e raciocínios. Nesse caso, o emprego de uma linguagem comum lhes permite reconhecer o sentido das palavras empregadas e, com isso, pode haver o compartilhamento de um conjunto de proposições consideradas fundamentais para a discussão das idéias.
A presença da conservação dos acordos é observada quando os indivíduos levam em consideração o que admitiram ou disseram pois, devido a uma regulação essencial do raciocínio, a não-contradição reflete-se como consequência direta da reversibilidade de pensamento.
Um conjunto de trocas forma um sistema de operações recíprocas quando se observa a
conservação de acordos nos dois sentidos das interações entre dois indivíduos, ou seja, quando ambos tomam iniciativas que são avaliadas mutuamente
.
A colega Vera salientou:
"Na semana que passou a turma foi dividida em pequenos grupo para a realização das atividades. Previamente organizados, a professora responsável pelo Seminário Blogs e Flogs, divulgou no blog colaborativo da turma sua proposta. Cada grupo ficou encarregado em estudar e pesquisar um determinado ambiente, ferramenta ou aplicativo. O nosso grupo ficou com o assunto Mapas ou melhor dizendo mapas on-line. A colega mediadora criou o blog colaborativo para o grupo de trabalho, realizamos contato por e-mail e nos comentários do blog. Cadastrei-me no blog, estando apta à colaborar com o grupo. Pesquisei sobre o assunto designado para o grupo desenvolver. Naveguei muito! Li as postagens realizadas pelas colegas. Explorei com mais detalhes o Google Earth, acrescentando em meus conhecimentos novas informações, estudando no sentido de diferenciar o Google Earth e o Flagr. Este foi um desafio a qual me propus esclarecer. Andei descobrindo outros mapas on line como o Kartoo, onde as pessoas se identificam e conseguem saber quais os sites em que se encontram logadas na rede. Explorei ainda, mapas sobre a previsão do tempo, também postando alguns endereços para consulta. Revisitei
os sites moedas do mundo e o de localização geográfica do IBGE, sendo excelentes
indicações para pesquisa e informações. Procurei descobrir e pesquisar outras
referências de mapas on-line, sem sucesso significativo. Posso dizer, que hoje,
já estou me familiarizando com esse assunto em estudo, fiando mais claro para
mim o caminho a seguir.


A Márcia destacou:"Nosso grupo pesquisou sobre mapas on-line, sendo que foi desenvolvido de forma colaborativa onde cada componente pesquisou sobre determinados sites relacionados ao assunto e realizou postagens explicativas. A comunicação entre nós foi através dos comentários dos blogs e através de e-mail, sendo que a colega Bernardete foi bastante ágil em criar o blog e super dinâmica e criativa para as postagens. Imediatamente após o convite para participar deste blog colaborativo, já iniciei as pesquisas e comentários referentes às nossas construções para viabilizar o trabalho em grupo e analisar todas o sites que oferecem mapas on-line.
Quando precisarmos localizar determinados municípios temos várias opções para isso, sendo que o Google Earth é o que possui mais recursos e facilidade de navegação, apresentando imagens até mesmo de ruas e estabelecimentos com imagens perfeitas. As cidades que tem maior população e por isso maiores, exibem imagens mais próximas e detalhadas, por exemplo o meu município que possui aproximadamente 61 mil habitantes, quando aproxima demais a imagem fica desconfigurada e borrada. O google earth é um aplicativo que precisa ser executado no computador, sendo possível fazer o download através de sites como o www.baixaki.com.br ou www.superdownloads.com.br.
Também visitamos sites que mostram previsão do tempo, trazendo dados sobre precipitação, temperatura, vento e pressão atmosférica, como por exemplo o Weather e o Inmet e o IBGE. O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) é um site do governo federal que oferece dados direcionados à agricultores e pecuaristas, enquanto o Weather e o IBGE apresentam pesquisas que auxiliam no planejamento de viagens e programação para colheitas e plantações.
Através da busca por mapas on-line nos deparamos com inúmeras alternativas que podem nos oferecer conhecimento e informações em relação à localização geográfica e daods estatísticos, ao mesmo tempo em que nos proporciona realizar viagens virtuais a qualquer parte do mundo. Podemos conhecer cidades da Europa em questão de minutos, visualizando estádios de futebol, pontes, monumentos e praças famosas, alternativa para quem tem curiosidade e vontade de conhecer lugares que por inúmeros motivos não temos condições de realizar ao vivo e à cores."
A Elaine:
"Para realizar esse trabalho em grupo procurei pesquisar os sites sugeridos pelas professoras da disciplina. Baixei o Google Earth, trabalhei um pouco nele, copiei um mapa com a localização de minha cidade, São Borja, RS. Achei muito interessante, já o conhecia, mas não o havia explorado. Também explorei o GoogleMaps, tentei fazer um mapa da minha cidade inserindo marcadores, vou procurar explorar mais para entender melhor. Percebi que a diferença entre o Google Earth e o Google Maps é que no 2º os mapas podem ser apresentados de diversas formas com imagem de satélite, imagem híbrida, imagem das rodovias e imagem do mapa mundi e, no 1º podemos observar imagens do satélite atualizadas, podemos voar para diversos lugares, etc.
esquisei também sobre o Paises@ e o Moedas no Mundo, os quais coloquei um tutorial para usá-los. Quanto ao trabalho em grupo, penso que o Grupo Mapas procurou fazer um trabalho bem produtivo, desde o início as colegas já começaram a interagir, trocamos idéias e fomos publicando o resultado de nossas pesquisas."

Estamos realizando trocas cooperativas porque através de nossas postagens e comentários, fazemos ajustes em nossas ações e nas dos colegas. Os que estão participando sentem-se comprometidos com a execução das tarefas.
Conseguimos selecionar 10 sites para a pesquisa, o resultado até agora é muito bom. Se cada uma de nós nos dedicarmos a dois deles, nosso trabalho , julgo, estará perfeito.


5 Comentários:

Blogger Márcia Lisiane Knop Ferron disse...

Berna, vou pesquisar o três primeiros sites desta lista. Ontem procurei bastante na web sobre mapas on-line, até que "pesquei" um vírus que o meu antivírus não está conseguindo pegar. Meu PC ficou lento e dá vontade de arremessar ele lá fora na grama. Tentei postar isto desde as 8:30 e carrega, carrega e nada. Tomara que agora dê certo. Abraços, Márcia.

21 de maio de 2007 às 22:03  
Blogger Verablog disse...

Bernardete! Parabéns pelo trabalho que vens realizando. Seu texto está muito bem colocado. Eu havia realizado um resumo sobre o trabalho desenvolvido na semana, como havia te comunicado por e-mail, porém não havia conseguido o login para editar. Como se vê cheguei tarde.
Publiquei alguma coisa no meu blog do Seminário PROA 17.
Não consegui, ainda diferenciar o Google Earth, o Flagr e o Wikimapia. Qual a diferença entre um e outro? Este é um desafio a qual estou a busca. E se alguma colega tiver algum subsídio para esclarecimento, agradeço de coração a contribuição.
Um abração Vera Frantz

21 de maio de 2007 às 23:45  
Blogger Aline disse...

Oi, colegas!!
Também estou pesquisando; entretanto estou um pouco perdida com tanta informação. Por isso, não organizei mais nada para postar. Acredito que a idéia de cada uma dedicar-se a pelo menos dois endereços vai facilitar muito o nosso trabalho.
Um abraço,
Aline.

22 de maio de 2007 às 15:30  
Blogger Verablog disse...

Bernardete e colegas, voltei! Nós postamos individualmente sobre o que realizamos na semana passada. Vejo que como estamos trabalhando coletivamente não podemos perder essa idéia da interação. Vamos procurar nos comunicar , por e-mail ou MSN por exemplo e realizar na próxima sistematização, uma síntese coletiva com a participação de todas. O que acham? Vamos pensar! Seria uma experiência interessante. Abraços a todas! Vera frantz

23 de maio de 2007 às 00:06  
Blogger Suzana Gutierrez disse...

Oi grupo!

Não sei se o texto da Prof Monica referido é este:
este aqui

Seria indicado colocar a referência e fazer o destaque certinho do que está literal e do que vocês usaram como base.

abraço!

28 de maio de 2007 às 18:23  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Get Free Shots from Snap.com