Exibir mapa ampliado

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Versão Final – Mapas On-Line

Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem - UFRGS
PROA17 - Oficina de Blogs e Flogs
Componentes do Grupo:
Elaine Flores
Márcia Lisiane Knop Ferron
Terezinha Bernardete Motter
Vera Frantz

Introdução:
Entre as várias tarefas desenvolvidas na Oficina sobre Blogs e Flogs do Curso de Pós-graduação Latu Sensu Especialização em tecnologias da Informação e da comunicação na Promoção da aprendizagem da UFRGS, esteve a realização de trabalho em grupos. Somos o grupo 3 e ficamos encarregadas em pesquisar na rede sobre Mapas , com indicação de pesquisa no Google Maps e Flagr. Nosso assunto, então, ficou conhecido como “mapas on-line”, sendo explorados sites em sua maioria na “busca”. A busca desses endereços eletrônicos, teve como propósito conhecer os ambientes e endereços, disponibilizando-os para o conhecimento do internauta, acompanhados de tutoriais para esclarecimentos de uso dos programas e navegação.
Os sites que exploramos apresentam e oferecem um nova metodologia de ensino da cartografia, para além daquela tradicional de apresentação plana, com imagens de visualização de espaço tridimensional para percepção de formas e volumes. Segundo CASARIN(2004), a Cartografia, é uma ciência e ao mesmo tempo uma técnica; é entendida como uma arte em levantar dados, redigir e divulgar mapas. Desta forma, entendemos o mapa virtual como um veículo de informação e conhecimento do espaço global, que tem como um dos propósitos preparar o aluno, bem como o internauta para compreender a organização da sociedade e as modificações ocorridas nesse espaço.
A representação no mapa é uma simplificação da realidade, a partir da seleção de elementos simbólicos e sinais apropriados, mostrando a aparência do resultado da ação do homem sobre a natureza, favorecendo as pessoas interagir com o mundo em que vive. É de fundamental importância o aluno, bem como o internauta entender essa complexidade da organização do espaço, sentindo-se parte desse processo de construção e reconstrução do espaço em que vivem.

Desenvolvimento:
Sendo o ensino da geografia, enquanto ciência social, o componente curricular preocupado em estudar o espaço em sua dimensão social de construção, podemos trabalhar a exploração do entendimento da localização do espaço, muito bem em qualquer momento, desenvolvendo a interdisciplinaridade, inclusive de maneira autônoma. Uma vez parte desse universo e, entendido o espaço como sendo construido ao longo da história da humanidade e o homem, o gente de transformação desse espaço que precisamos conhecer e entender essa complexidade. Deste modo, a cartografia vem como um instrumento auxiliar do ensino de Geografia.
O uso de mapas servem para as pessoas se orientarem, localizar pontos de referência, conhecer determinado espaço físico, visualizar o real em tamanho reduzido, enfim serve para retratar algo, como se fosse uma fotografia. O geógrafo francês Yves Lacoste afirmava que ao interpretar os dados de um mapa era “saber agir sobre o terreno”.Sendo o espaço geográfico, modificado pela constante ação do homem sobre a natureza, os mapas são importantes meios de acompanhamento desse processo de ocupação, exploração e modificação da natureza , sendo eles agrícola, industrial, climáticas e ou de circulação de mercadorias.

Neste trabalho foram explorados softwares que fazem uso de multimídia no ensino de mapas. Para termos uma idéia de como as imagens são obtidas, como acontecem as técnicas de pesquisa em eletrônica, vamos falar um pouco sobre a obtenção de imagens a distância, que segundo especialistas o Sensoriamento Remoto, é uma das busca mais eficazes e econômicas de se observar a terra. Essas captações de imagens são compostas a partir de plataformas espaciais, satélites, aviões, estações terrestres de rastreamento e coleta de dados sobre um objeto, terreno, espécime , etc, sem contato físico com o mesmo que são processados em computador. Como exemplo bem simples de Sensoriamento é a fotografia. Mesmo com toda essa tecnologia, muitas vezes, há necessidade em complementar as pesquisas “in loco”, a fim de coletar dados mais precisos.
Existem vários tipos de satélites orbitando a Terra e alguns planetas do Sistema Solar. Cada tipo de satélite pode ter características distintas, dependendo ao que se destina. Alguns satélites meteorológicos, por exemplo, orbitam a Terra em órbitas chamadas geo-estacionárias, ou seja, todo o tempo, estão "vendo" a mesma Terra da mesma posição e parecem estar sempre "parados" sobre o mesmo ponto.Os satélites de coleta de dados, em geral, não são geo-estacionários e cobrem todo o globo. Geralmente, demoram alguns dias para passar sobre o mesmo ponto da Terra e se utilizam de vários sensores embarcados. Por exemplo, o satélite SPOT (França) tem um ciclo de 26 dias e 3 sensores espectrais; o LANDSAT V (EUA) tem um ciclo de 16 dias e 6 sensores espectrais e um sensor termal. Esses satélites são denominados Multi-espectrais.A origem da história dos satélites se deu na União Soviética com o primeiro satélite artificial feito pelo homem, o Sputnik 1, lançado em 4/10/1957. Em 31/01/1958 os Estados Unidos lançaram o seu, o Explorer 1. No Brasil o satélite SCD-1 foi desenvolvido no INPE e lançado pelo foguete americano Pegasus em 9/02/1993.Os altos custos dessa tecnologia tornam os países em desenvolvimento dependentes das imagens fornecidas por equipamentos de outras nações. Assim, os mapas on-line vêm favorecer ao internauta sua visualização de modo, muitas vezes, quase real, encantador, com efeitos especializados, levando a abrir infinitas janelas, remetendo a explorar lugares jamais vistos e imaginados.Podemos encontrar mapas com variadas finalidades, como é o caso do Kartoo que localiza os grupos a qual estamos logados na Internet, também os geográficos, como o Google Earth, o Flagr, o guia geo-mapas, entre outros pesquisados, sendo possibilitado em rede, desenvolver verdadeiras aulas interdisciplinares, envolvendo os diferentes componentes curriculares, principalmente a geografia. Para saber qual o Mapa que estamos interpretando, primeiramente a atitude é ler o título para saber de que trata o conteúdo do mapa; após, reconhecer a legenda, pois é, através dela, que mostra as convenções e a compreensão do mapa. Encontra-se geralmente na parte inferior esquerda ou direita. Para se ter uma idéia das distâncias e do tamanho real do que está sendo mapeado, se consulta a escala. Os pontos cardeais e colaterais indicam as referências de direções norte, sul, leste e oeste.

As Informações captadas através de sensoriamento remoto, podem ser utilizados como material didático em sala de aula, através de:- Traçado de áreas urbanas e rede viária que comunica a cidade onde o aluno vive com o entorno imediato;- Formas de crescimento das áreas urbanas e progressiva invasão do espaço agrícola;- Estudo geográfico do espaço imediato ao aluno;- Correlacionar o tipo de ocupação humana com os aspectos físicos, econômicos e sociais da região onde o aluno vive;- Distribuição do uso do solo no tempo e no espaço e sua relação com os aspectos econômicos da região onde o aluno vive;- Explicar aspectos mais complexos como relevo, bacias de drenagem, correntes oceânicas, uso do solo e áreas agrícolas de uma região, aspectos de inundações, etc.;- Identificar áreas de preservação de mananciais e sua forma de ocupação;- Caracterização de áreas de preservação, tais como áreas alagadas, planícies fluviais, áreas costeiras, áreas de mangue, florestas naturais;- Correlacionar as altitudes do local com as formas do relevo, uso do solo e quantidades de precipitação;- Correlacionar o tipo de ocupação humana com os aspectos físicos, econômicos e sociais da região onde o aluno vive.
A tecnologia mostra novas possibilidades para o desenvolvimento de aplicações direcionadas ao ensino, no caso, ao ensino de mapas, a utilização dos recursos já existentes abrirá caminho(s) para a reflexão, análise e o desenvolvimento de novas aplicações, talvez ainda, mais adequadas às reais necessidades dos professores e alunos. Cabe explorar, refletir, testar para entender quais as mais interessantes aplicações que podem ser feitas em sala de aula.
Os Sites pesquisados pelo grupo foram:
Clustrmaps - Informações do número de Visitantes e locais
Earth Google (site para download do Google Earth – Free)
Mapas Google - (Localização Geográfica)

Conclusão:
Os mapas como recursos de informação e busca de conhecimentos, possibilitam desenvolver um trabalho pedagógico riquíssimo em sala de aula, mais precisamente a partir da 5ª série, onde já conseguem abstrair conceitos na compreensão da construção cartográfica. Os mapas on-line que exploramos buscam melhor compreensão dos diversos fatos geográficos, se trabalhados e motivados a apartir de orientações por parte dos professores, não necessáriamente nas aulas de geografia.
Utilizando-se de mapas on line estimula-se os alunos a se familiarizarem ao uso da internet, permitindo assim, o acompanhamento dos avanços tecnológicos.
http://www.esteio.com.br/newsletters/paginas/006/orientacao.htm
CALLAI, Jaeme Luiz(org) e outros. Área de Estudos sociais: Metodologia. Livraria UNIJUI. Ijuí.1986
NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia de Projetos: Uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências.6ª edição.Editora Érica.2005.

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14 Comentários:

Blogger Verablog disse...

Colegas! Desculpem se não consegui contemplar todas as idéias desejadas no texto final. De qualquer modo, procurei comtemplar de algum modo as idéias de cada uma. O texto é colaborativo. Tenham a liberdade de realizarem interferências, se assim desejarem!
Um abração a todas! Nos encontraremos por aqui!

6 de junho de 2007 00:56  
Blogger Verablog disse...

Por favor! Leiam atentamente e verifiquem se não ficou algum site de nossa pesquisa, sem ser citada. Ok? Abraços Vera frantz

6 de junho de 2007 01:00  
Blogger Teresinha Bernardete Motter disse...

Vera, tu és ótima em sistematização, que "sorte" eu tive de participar de um grupo com vocês.
Penso que a Aline colocou agora um exemplo de projeto, deixei em vermelho para olhares pois não está no lugar certo.Tive que editar o endereço em html pois se deixasse como foi postado todo nosso lado direito do blog teria ido "para baixo". Mas tudo bem, qualquer coisa eu arrumo quando voltar do colégio.
Também farei um link bem "lindo" sobre a versão final. Vera, tu viste a contribuição da Márcia, está ótima.
bjs
Berna

6 de junho de 2007 12:29  
Blogger Verablog disse...

Sim, li a contribuição da Marcia. Acredito que a idéia dela já está contemplada na síntese. Não sei o que acharam, mas acho muito extenso se formos acrescentar muito mais. Me ajude rever aquele parágrafo antes dos sites de nossa pesquisa. Teríamos que sintetizar. Seria interesante a colega nos indicar a bibliogragia.
Bernardete! Se formos colocar os tutoriais em cada site, devem ser linkados. Abraços vera.

6 de junho de 2007 14:15  
Blogger Elaine Flores disse...

Vera, está ótimo o trabalho final, penso que realmente contemplou as idéias de todas as colegas.
Grupo, foi maravilhoso trabalhar com pessoas como vocês, que contribuem para um trabalho significativo e coeso. Acredito que o nosso trabalho ficou muito interessante de ser explorado.

6 de junho de 2007 14:43  
Blogger Teresinha Bernardete Motter disse...

Vera, não precisa linkar tutoriais na versão final, eles já estão na barra da direita, o link que te falei é tb na barra da direita, evidenciando essa versão final que penso estar ótima.Viste o que coloquei em vermelho?(deve ser a contribuição da Aline) penso que só isso precisa "encaixar-se" no desenvolvimento.
Berna

6 de junho de 2007 14:50  
Blogger Márcia Lisiane Knop Ferron disse...

Colegas, a versão final ficou ótima, a bibliografia da minha contribuição é: PEDAGOGIA DOS RPOJETOS, Uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências, de Nilbo Ribeiro Nogueira, 6ª edição, 2005, Editora Érica.
Parabéns para todas nós. Abraços.

6 de junho de 2007 14:56  
Blogger Su disse...

Olá grupo

Vocês fizeram um excelente trabalho de pequisa sobre os mapas e aplicativos web que trabalham com mapas.

No trabalho final, porém, ficaram de fora os itens pesquisados como "uso pedagógico" e as teorias educacionais que poderiam dar suporte ao uso de mapas (quaisquer mapas). Os tutoriais feitos, também não foram linkados.

Seria interessante organizar melhor o trabalho (usem hipertexto) fazendo as linkagens necessárias aos sítio referidos e à outras postagens anteriores. Só achei os tutoriais entrando nos arquivos do blog e procurando. O modelo novo do blogger já ajuda a manter os links anteriores mais visíveis no arquivos.

abração!

7 de junho de 2007 11:25  
Blogger Teresinha Bernardete Motter disse...

Obrigada Professora Su, entre hoje e amanhã farei os links para os tutoriais. Tu olhas pelo "mostrar" no bloglines então realmente eles não aparecem só entrando no blog. Quanto a teoria penso que está contemplada, vamos "olhar" melhor.
Bjs
Berna

7 de junho de 2007 12:08  
Blogger Aline disse...

Colegas, lastimo muito por não ter conseguido participar de forma ativa na execução do trabalho. O assunto é riquíssimo e, pode fazer uma grande diferença na sala de aula.
Um abração e até mais,

7 de junho de 2007 16:57  
Blogger Aline disse...

Ahhhhh!
A organização do trabalho final está 10!
Beijinhos,

7 de junho de 2007 16:59  
Blogger Teresinha Bernardete Motter disse...

Márcia, Elaine e Vera, fiz os links para nossas explicações conforme a Professora Suzana nos solicitou.Espero que tenha ficado bom, qualquer coisa avisem-me. Obrigada por "tudo"
bjs
berna
PS: Aline, também lamento, fica para um próximo trabalho, quem sabe.
um grande abraço
Berna

7 de junho de 2007 19:39  
Blogger Verablog disse...

Bernardete!Ficou excelente a sua orgnização. É de extrema grandeza sua mediação em nosso trabalho. Não tenho palavras para te agradecer. Um abração Vera

7 de junho de 2007 20:02  
Blogger Marli disse...

Oi gurias, passando aqui na corrida para conferir, vou guardar no meu delicious para ver com mais calma. Mas já vi que ficou show de bola. beijos

10 de junho de 2007 16:16  

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