Exibir mapa ampliado

quinta-feira, 31 de maio de 2007

Sensoriamento Remoto


Imagem capturada do site: http://www.guiageo-mapas.com/
É nosso objetivo também entender de que forma as fotos dos sites explorados são obtidas, para isso fizemos uma pesquisa nos sites listados abaixo ,sobre sensoriamento remoto.
A busca por meios mais eficazes e econômicos de se observar a terra motivou o homem a desenvolver satélites de sensoriamento remoto.Pode-se entender por Sensoriamento Remoto, formas de obtenção de dados sobre um objeto, terreno, espécime, etc, sem contato físico com o mesmo. Como exemplo bem simples de Sensoriamento Remoto, tem-se a fotografia.
Existem vários tipos de satélites orbitando a Terra e alguns planetas do Sistema Solar. Cada tipo de satélite pode ter características distintas, dependendo ao que se destina. Alguns satélites meteorológicos, por exemplo, orbitam a Terra em órbitas chamadas geo-estacionárias, ou seja, todo o tempo, estão "vendo" a mesma Terra da mesma posição e parecem estar sempre "parados" sobre o mesmo ponto.
Os satélites de coleta de dados, em geral, não são geo-estacionários e cobrem todo o globo. Geralmente, demoram alguns dias para passar sobre o mesmo ponto da Terra e se utilizam de vários sensores embarcados. Por exemplo, o satélite SPOT (França) tem um ciclo de 26 dias e 3 sensores espectrais; o LANDSAT V (EUA) tem um ciclo de 16 dias e 6 sensores espectrais e um sensor termal. Esses satélites são denominados Multi-espectrais.
A origem da história dos satélites se deu na União Soviética com o primeiro satélite artificial feito pelo homem, o Sputnik 1 , lançado em 4/10/1957. Em 31/01/1958 os Estados unidos lançaram o seu o Explorer 1.
No Brasil o satélite SCD-1 foi desenvolvido no INPE e lançado pelo foguete americano Pegasus em 9/02/1993.
Os altos custos dessa tecnologia tornam os países em desenvolvimento dependentes das imagens fornecidas por equipamentos de outras nações. http://www.de.ufpb.br/~ronei/procimagem/procimagem.htm
tp://www.aeb.gov.br
http://www.esteio.com.br/newsletters/paginas/006/orientacao.htm

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terça-feira, 29 de maio de 2007

Frio


Pessoal!! Aqui em cima da serra o frio está de "lascar".

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Versão Inicial

Versão Inicial do trabalho de grupo.

Componentes do grupo: Vera Frantz, Terezinha Bernardete Motter, Márcia lisiane Knop Ferron , Aline Oliveira e Elaine Flores

Introdução: Entre as várias tarefas desenvolvidas no Seminário sobre Blogs e Flogs na educação do Curso de Pós-graduação Latu Sensu Especialização em tecnologias da Informação e da comunicação na Promoção da aprendizagem da UFRGS, esteve a realização de trabalho em grupos.
O nosso grupo 3, ficou encarregado em estudar on-line sites sobre mapas divulgados na rede, com indicação de pesquisa no Google Maps. Nosso assunto, então, ficou conhecido como “mapas on-line”, sendo explorados ambientes de busca indefinidos.
A busca teve como propósito conhecer esse ambiente, realizar tutoriais, viabilizando ao internauta a possibilidade de exploração.
Os sites que exploramos apresentam e oferecem um nova metodologia de ensino da cartografia, com propostas de visualização de espaço tridimensional, para percepção de formas e volumes. Sendo o mapa um veículo de informação espacial e que tem como objetivo preparar o aluno para compreender a organização espacial da sociedade, é impresecindível seu uso pedagógico.
Desenvolvimento:
O uso de mapas serve para a pessoa se orientar, localizar pontos de referência, conhecer determinado espaço físico, visualizar o real em tamanho reduzido, enfim serve para retratar algo, como se fosse uma fotografia. O geógrafo francês Yves Lacoste afirmava que ao interpretar os dados de um mapa era “saber agir sobre o terreno”, podemos dizer, que quem conhece o terreno, vence a guerra. Não é mesmo?
Sendo o espaço geográfico, modificado pela constante ação do homem sobre a natureza, os mapas são importantes meios de acompanhamento desse processo de ocupação, exploração e modificação da natureza , sendo eles agrícola, industrial, climáticas e ou de circulação de mercadorias, isto é o fluxo de ocupação pelas pessoas.
As técnicas de pesquisa em eletrônica, são chamadas de sensoriamento remoto, compostos a partir de plataformas espaciais, satélites, aviões, estações terrestres de rastreamento e coleta de dados que são processados em computador. Mesmo toda essa tecnologia , há a necessidade em complementar as pesquisas in loco, a fim de coletar dados mais precisos.
Assim, os mapas on-line vêm favorecer ao internauta sua visualização de modo, muitas vezes, quase real, encantador, com efeitos especializados, levando a abrir janelas infinitas, remetendo a explorar lugares jamais vistos e imaginados.
Podemos encontrar mapas com variadas finalidades, como é o caso do Kartoo que localiza os grupos a qual estamos logados na Internet, também os geográficos, como o Google Earth, o Flagr, o guia geo-mapas, entre outros pesquisados pelas colegas, sendo possibilitado em rede, desenvolver verdadeiras aulas interdisciplinares, envolvendo os diferentes componentes curriculares, principalmente a geografia.
Para saber qual o Mapa que estamos interpretando, primeiramente a atitude é ler o título para saber de que trata o conteúdo do mapa; após, reconhecer a legenda, pois é, através dela, que mostra as convenções e a compreensão do mapa. Encontra-se geralmente na parte inferior esquerda ou direita. Para se ter uma idéia das distâncias e do tamanho real do que está sendo mapeado, se consulta a escala. Os pontos cardeais e colaterais indicam as referências de direções norte, sul, leste e oeste.
Sites explorados e indicados pelo grupo:
http://maps.google.com/

Conclusão:
Os mapas servem como informação a qualquer pessoa interessada, possibilitando trabalhar pedagogicamente com alunos, mais precisamente a partir da 5ª série, onde já conseguem abstrair conceitos e, a qual nessa fase, possuem todo um trabalho anterior na construção de conceitos cartográficos. Os softwares que exploramos buscam apresentar melhor compreensão dos diversos fatos geográficos e são motivadores para as aulas de Geografia, mas também podem ser usados de forma interdisciplinar. Utilizando-se de mapas on line estimula-se os alunos a se familiarizarem ao uso da internet, permitindo assim, o acompanhamento dos avanços tecnológicos.

Tarefa 17/17

Curso de Especialização em TIC na Promoção da Aprendizagem-UFRGS


Oficina de Blogs e Flogs PROA17-


Blog Colaborativo sobre Mapas


Participantes:
Aline Oliveira

Elaine Flores

Márcia Ferron

Vera Frantz


Introdução

Com o avanço da modernidade e do progresso tecnológico, vários técnicas de pesquisa e busca de informações realizadas a anos atrás estão sendo deixadas de lado, como por exemplo enciclopédias, livros referencias e aqueles mapas enormes que as escolas possuem enrolados no canto biblioteca, os quais eram vendidos nas residências e os pais com o intuito de oferecer boas opções de estudo aos filhos compravam e achávamos o máximo. Hoje em dia, a busca pela informação é facilmente obtida na
Internet em toda a sua amplitude, bem como os mapas geográficos, tabelas de moedas nacionais, especificações de vegetação, clima e temperatura em todas as regiões do mundo.


Em virtude desta oferta fácil e qualidade indiscutível, apresenta-se aqui inúmeras opções de sites relacionados a mapas on-line, os quais apresentam dados de fontes seguras e imagens (via satélite, mapas políticos e visão híbrida) que abrangem todo o planeta Terra. São imagens que impressionam e fazem com que nossa curiosidade e nosso espírito aventureiro nos motive a viajar virtualmente e explorar estes recursos tecnológicos que colocam o mundo ao nosso dispor.

A cada dia que passa o serviço de mapas online inova ,em algumas cidades dos Estados Unidos, o serviço agora mostra a situação do trânsito local em tempo real.Através da busca por mapas on-line nos deparamos com inúmeras alternativas que podem nos oferecer conhecimento e informações em relação à localização geográfica e dados estatísticos, ao mesmo tempo em que nos proporciona realizar viagens virtuais a qualquer parte do mundo. Podemos conhecer cidades da Europa em questão de minutos, visualizando estádios de futebol, pontes, monumentos e praças famosas, alternativa para quem tem curiosidade e vontade de conhecer lugares que por inúmeros motivos não temos condições de realizar ao vivo e à cores.


Desenvolvimento


Em construção


Foram pesquisados dez sites:

http://br.weather.com/maps/

http://www.inmet.gov.br/rodape/mapa_site.html
http://www.flagr.com/

http://clustrmaps.com/

http://www.ibge.gov.br/paisesat/

http://www.bc.gov.br/htms/bcjovem/moedasmundo.htm

http://www.wikimapia.org/
http://earth.google.com/userguide/v4/
http://mapasonline.blogspot.com/2007/05/google-earth.html

http://maps.google.com/


Sobre todos eles há uma ampla explicação de como fazer a navegação. Também há tutoriais linkados na barra lateral do blog.


Conclusão


Em construção



quarta-feira, 23 de maio de 2007

Tarefa 15

terça-feira, 22 de maio de 2007

Guia geo-mapas







O Guia geo-mapas é uma verdadeira aula de geografia on-line.

O que encontramos?

.Mapas do Brasil: físico, político, hidrovias, bacias hidrográficas, vegetação;
.Mapas dos estados do Brasil;
.Mapa da América;
.Mapa Mundi;
.Globos (de todos os tipos). Um espetáculo!
.Fusos horários por país;
.A terra vista da Apollo 17 em viagem a lua;
.Imagens de Satélite do Planeta Terra, do Brasil – Brasil visto do espaço.

Vale a pena conhecer! Clique em http://www.guiageo.com/ ou
http://www.guiageo-mapas.com/ e confira.
Encontramos os principais dados geográficos do Brasil. Basta clicar sobre a imagem, por exemplo no globo ou mapa desejado para ampliá-lo.
Para interpretar imagens via satélite, clique no link visualização e encontrará maiores informações.

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LOCALIZANDO DISTÂNCIAS

Neste site http://www.estradas.com.br/new/header_sites/mapas.asp encontramos Mapas e Distâncias, isto quer dizer, que podemos visualizar rodovias Federais de todo país para obtermos uma visão de como se encontram as rodovias de um determinada região. Basta clicar sobre a rodovia ou local desejado para visualizar o trajeto e sua situação, ou melhor como se apresenta: se é duplicada, em duplicação, pavimentada, em pavimentação, implantadas, leito natural ou planejadas, próximas a se tornar pavimentadas..
É uma referência interessante para quem quiser ter uma noção de como se encontram as principais estradas de um determinado espaço físico.

Também, podemos encontrar calculada a distância entre as principais cidades do Brasil. Exemplo: Origem: Porto Alegre – Destino: Florianópolis = 476 Km
Encontramos para download uma tabela com a distância entre as principais cidades brasileiras.

Síntese das atividades.

Na semana que passou a turma foi dividida em pequenos grupo para a realização das atividades. Previamente organizados, a professora responsável pelo Seminário Blogs e Flogs, divulgou no blog colaborativo da turma sua proposta. Cada grupo ficou encarregado em estudar e pesquisar um determinado ambiente, ferramenta ou aplicativo. O nosso grupo ficou com o assunto Mapas ou melhor dizendo mapas on-line. A colega mediadora criou o blog colaborativo para o grupo de trabalho, realizamos contato por e-mail e nos comentários do blog. Cadastrei-me no blog, estando apta à colaborar com o grupo. Pesquisei sobre o assunto designado para o grupo desenvolver. Naveguei muito! Li as postagens realizadas pelas colegas. Explorei com mais detalhes o Google Earth, acrescentando em meus conhecimentos novas informações, estudando no sentido de diferenciar o Google Earth e o Flagr. Este foi um desafio a qual me propus esclarecer. Andei descobrindo outros mapas on line como o Kartoo, onde as pessoas se identificam e conseguem saber quais os sites em que se encontram logadas na rede. Explorei ainda, mapas sobre a previsão do tempo, também postando alguns endereços para consulta. Revisitei os sites moedas do mundo e o de localização geográfica do IBGE, sendo excelentes indicações para pesquisa e informações. Procurei descobrir e pesquisar outras referências de mapas on-line, sem sucesso significativo. Posso dizer, que hoje, já estou me familiarizando com esse assunto em estudo, ficando mais claro para mim o caminho a seguir.

RELATÓRIO MAPAS ON-LINE


Nosso grupo pesquisou sobre mapas on-line, sendo que foi desenvolvido de forma colaborativa onde cada componente pesquisou sobre determinados sites relacionados ao assunto e realizou postagens explicativas. A comunicação entre nós foi através dos comentários dos blogs e através de e-mail, sendo que a colegaBernardete foi bastante ágil em criar o blog e super dinâmica e criativa para as postagens. Imediatamente após o convite para participar deste blog colaborativo, já iniciei as pesquisas e comentários referentes às nossas construções para viabilizar o trabalho em grupo e analisar todas o sites que oferecem mapas on-line.
Quando precisarmos localizar determinados municípios temos várias opções para isso, sendo que o Google Earth é o que possui mais recursos e facilidade de navegação, apresentando imagens até mesmo de ruas e estabelecimentos com imagens perfeitas. As cidades que tem maior população e por isso maiores, exibem imagens mais próximas e detalhadas, por exemplo o meu município que possui aproximadamente 61 mil habitantes, quando aproxima demais a imagem fica desconfigurada e borrada. O google earth é um aplicativo que precisa ser executado no computador, sendo possível fazer o download através de sites como o www.baixaki.com.br ou www.superdownloads.com.br.
Também visitamos sites que mostram previsão do tempo, trazendo dados sobre precipitação, temperatura, vento e pressão atmosférica, como por exemplo o Weather e o Inmet e o IBGE. O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) é um site do governo federal que oferece dados direcionados à agricultores e pecuaristas, enquanto o Weather e o IBGE apresentam pesquisas que auxiliam no planejamento de viagens e programação para colheitas e plantações.
Através da busca por mapas on-line nos deparamos com inúmeras alternativas que podem nos oferecer conhecimento e informações em relação à localização geográfica e daods estatísticos, ao mesmo tempo em que nos proporciona realizar viagens virtuais a qualquer parte do mundo. Podemos conhecer cidades da Europa em questão de minutos, visualizando estádios de futebol, pontes, monumentos e praças famosas, alternativa para quem tem curiosidade e vontade de conhecer lugares que por inúmeros motivos não temos condições de realizar ao vivo e à cores.

www.flagr.com

O site www.flagr.com é da Google e apresenta mapas com base nos dados da NASA, tendo opção de apresentação por mapa político, via satélite e híbrido(mostrando o nome das localidades).
É um site básico no que se trata de visualização de imagens, pois não tem condições de aproximar muito as imagens como no Google Eart, sendo que quando aproximamos excedendo o limite, aparece uma mensagem dizendo que não possui imagens para este nível de zoom. Inclusive o que pode dificultar a navegação é a descrição total em inglês.
Uma opção interessante é a criaçao de mapas personalizados, onde inicialmente devemos criar um username e uma senha para cadastro. Neste mapa podemos inserir flags, que são setas que exibem comentários sobre os locais que queremos demarcar, os quais aparecem quando o cursor passa por cima. O mapa criado pode ser público ou não, sendo público qualquer pessoa que tenha cadastro também pode acrescentar novos flags e demaracar novos locais. Esses mapas criados ficam em uma galeria para conhecimento público, podendo ser visualizados publicamente. Também pode-se convidar alguém por e-mail para participar e colaborar neste mapa. Quando fiz o cadastro recebi o endereço http://flagr.com/people/marciakferron, onde está localizado o mapa que criei do meu município e o lugar aproximado de onde trabalho.
A colega Bernardete já havia exibido a imagem deste site aqui ao lado, o qual em minha opinião possui poucos recursos para quem está procurando localização mais detalhada de alguma região.

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Tutorial sobre IBGE

Entre nessa Wiki e confira o Tutorial sobre o IBGE
Gurias, para não ficar muito longa a postagem, pensei em fazer os tutoriais em wiki, por favor vejam se as figuras abrem. Depois editamos no modelo. Podem deixar isso comigo. O trabalho está ótimo.

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Relatório das Atividades

Para realizar esse trabalho em grupo procurei pesquisar os sites sugeridos pelas professoras da disciplina. Baixei o Google Earth, trabalhei um pouco nele, copiei um mapa com a localização de minha cidade, São Borja, RS. Achei muito interessante, já o conhecia, mas não o havia explorado. Também explorei o GoogleMaps, tentei fazer um mapa da minha cidade inserindo marcadores, vou procurar explorar mais para entender melhor. Percebi que a diferença entre o Google Earth e o Google Maps é que no 2º os mapas podem ser apresentados de diversas formas com imagem de satélite, imagem híbrida, imagem das rodovias e imagem do mapa mundi e, no 1º podemos observar imagens do satélite atualizadas, podemos voar para diversos lugares, etc.
Pesquisei também sobre o Paises@ e o Moedas no Mundo, os quais coloquei um tutorial para usá-los. Quanto ao trabalho em grupo, penso que o Grupo Mapas procurou fazer um trabalho bem produtivo, desde o início as colegas já começaram a interagir, trocamos idéias e fomos publicando o resultado de nossas pesquisas.

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Conhecendo o site do BC Jovem - Moedas no Mundo



O site do Banco Central apresenta a cotação do Real em diversos países do mundo sempre com data do dia anterior ao atual, o nome das moedas dos países e o valor do Real no país indicado.

Para usá-lo é muito simples, basta acessar o site http://www.bc.gov.br/htms/bcjovem/moedasmundo.htm, escolher o país no mapa à esquerda, o mapa irá para o plano principal, há desenhos de cruzes que são para que arrastemos o cursor até elas para obter as informações que aparecerão ao lado esquerdo. As cruzes não indicam a capital do país e o tamanho dos mapas pode estar desproporcional.

Conhecendo o site Paises@ - IBGE




O site Paises@ do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE apresenta um software "on line" fornece informações sobre todos os países do mundo, agrupadas em 7 temas principais: Síntese, População, Indicadores Sociais, Economia, Redes, Meio Ambiente e Objetivos do Milênio. Para conhecer e trabalhar no programa, basta acessar http://www.ibge.gov.br/paisesat/
COMO USAR O PROGRAMA
O programa possui duas barras de controle principais: barra de ferramentas e seleção do país e barra de seleção do tema.
Ao ser iniciado, o tema 'Síntese' é selecionado automaticamente. Para que a pesquisa seja iniciada, é necessário que o usuário escolha um país da lista na barra de ferramentas e depois clique em 'OK'. Nesta barra, existem também os seguintes controles:

Liga ou desliga a visibilidade das janelas de resposta. Caso haja alguma resposta visível na interface, este botão esconde a janela, caso contrário, a exibe;
Liga ou desliga os sons do site. Nesta posição o som fica habilitado.

Assim, o som fica desabilitado;

Abre uma janela de ajuda.

No canto inferior direito da barra de ferramentas há um pequeno botão vermelho que abre e fecha a barra de controles do mapa. Ao final da carga do site, esta barra se abre automaticamente. Nela, conforme a figura abaixo, há os seguintes controles, da esquerda para direita:
* aproximação do mapa;
* afastamento do mapa;
* visualização do mapa à esquerda;
* visualização do mapa à direita;
* visualização do mapa acima;
* visualização do mapa abaixo. Quando o flash recebe o foco (clicando-se em algum oceano, por exemplo), os controles acima podem ser executados através de atalhos do teclado, respectivamente:
* aproximação do mapa - page up;
* afastamento do mapa - page down;
* visualização do mapa à esquerda - seta para esquerda;
* visualização do mapa à direita - seta para direita;
* visualização do mapa acima - seta para cima;
* visualização do mapa abaixo - seta para baixo.
Na janela-resposta de Síntese, há os seguintes controles adicionais:
Exibe as informações de histórico, fontes das informações e links para essas fontes;
Abre a janela de visualização de imagens, com a imagem do mapa do país;

Abre a janela de visualização de imagens, com fotos do país.

Abre um pop-up exibindo o mapa do país no Google Maps.
Na janela-resposta dos temas (População, Indicadores Sociais, Economia, etc.), há os seguintes controles, para cada tabela:
Abre uma janela com as informações sobre a tabela da linha selecionada, para todos os países do mundo;
Exibe as informações de fontes das informações e links para essas fontes;
Quando o grid com informações do mundo está visível, pode-se reordenar a lista clicando-se no título de cada coluna.





Por exemplo, clicando-se uma vez no título da coluna 'Valor' (coluna central da figura acima), a lista fica ordenada crescentemente pelos valores daquela coluna. Clicando-se mais uma vez, ela fica em ordem decrescente. Clicando-se na coluna 'Localização', a tabela fica ordenada por região do mundo e pelos valores da coluna central. Por padrão, assim que a janela é exibida, os itens ficam organizados em ordem crescente pela coluna dos nomes dos países (conforme mostra a figura). Na janela de visualização de imagens, há a seguinte barra de controles:


Os dois primeiros botões à esquerda servem para o usuário alternar entre a visualização de mapa ou fotos. No modo de visualização de fotos, os 4 controles seguintes executam as funções, em seqüência:
exibição da primeira imagem;
exibição da imagem anterior;
exibição da imagem seguinte;
exibição da última imagem. Dependendo da imagem exibida, alguns destes controles podem ficar desabilitados. Por exemplo, na primeira imagem, o primeiro e segundo botões ficam desabilitados - conforme a figura da barra acima -, porque, como é a primeira imagem, não faz sentido voltar à ela mesma e não há imagem anterior.A lupa no canto direito abre um pop-up com a ampliação da imagem exibida.

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Instituto Nacional de Meteorologia - INMET

www.inmet.gov.br é um site oficial do Governo Federal - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que apresenta dados estatísticos sobre previsão climática regional e do Foro Climátco do Mercosul, mapas e gráficos de climatologia, anomalias de precipitação e tabelas sobre sensação térmica.
É um referencial importante para agricultores e pecuaristas, traendo dados sobre Agrometeorologia: balanços hídricos e sequenciais, boletins agroclimatológicos, estimativas de produtividade e risco climático de doenças.
Na página inicial apresenta uma barra lateral rotativa de informações breves sobre temperatura e nebulosidade nas capitais brasileiras.
Possui um quadro de avisos especiais referindo-se às regiões brasileiras que tiveram mudanças significativas de temperatura e precipitação nos últimos dias.
Salienta-se a apresentação da frase "Mudanças Climáticas Globais, Cuidemos de nosso clima", que sob forma de link descreve ações simples que podemos realizar para minimizar os efeitos das mudanças climáticas no nosso planeta. É um documento preparado pela Organização Meteorológica Mundial e adaptado pelo INMET.
É apresentado um alistagem de links de fundações, instittos, departamentos, e centros de controle e previsão de tempo, tanto nacionais como internacionais.
Possui um espaço para sugestões ou reclamações dos visitantes.
Para quem gostaria de receber informações referentes às previsões climáticas de determinadas regiões, este site oferece este serviço através de e-mail, sendo que no link da figura "previsão do tempo", aparece a opção para preenchimento de um cadastro para recebimento on-line.
Este site é direcionado aos profissionais da agricultura e pecuária que precisam de dados estatísticos de produção, variações do tempo e pesquisas sobre produtividade, como gráficos, tabelas, balanços e boletins, sendo que para dados breves sobre temperatura e nebulosidade, pode-se conseguir na página inicial sem ser necessário navegar nos links.

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segunda-feira, 21 de maio de 2007

Conhecendo o WEATHER.COM

http://br.weather.com/maps é um site da Weather Channel que apresenta informações sobre o tempo de fontes seguras e confiáveis. Inicialmente digitamos o nome do município que gostaríamos de obter informações(no topo à direita) e temos as seguintes opções:
- TEMPO LOCAL: fornece dados quanto à direção do vento, ponto de orvalho, umidade do ar, visibilidade e pressão atmosférica (barômetro), sendo possível ainda transformar a temperatura de ºCelsius para ºFahreneit. A previsão para temperaturas máxima e mínima, bem como previsão de precipitação são oferecidas para um período de 10 dias após a consulta.
- MÉDIAS E REGISTROS: mostra a média mensal de temperaturas máxima e mínima, precipitaçãoe horário do nascer e pôr-do-sol, dados estes referentes ao município que solicitamos na página inicial, sendo possível trocarmos de município digitando outro nome no campo indicado(topo à direita).
- MAPAS: temos a opção de visualizar os mapas por regiões do mundo(com ou sem movimentação), indicando: direção do vento, variações de temperatura, umidade do ar e precipitação. Cada mapa é visualizado individualmente. Por exemplo, se você quiser ver o mapa que mostra as frentes de vento no Brasil, basta selecionar clicando em tipo de mapa e aparecerá o mapa com ou sem movimento.
- ATIVIDADES:é uma oferta de mapas a fim de ajudar no planejamento de uma viagem, demonstrando previsões de: chuva, temperatura mínima e máxima, ventos e índice de radiação ultravioleta, tendo como pesquisa sobre as principais capitais divididas em três partes (Brasil, América Lativa e Mundo). Todas as previsões descritas deste ítem possuem links que explicam como compreender melhor os dados fornecidos e fazer proveito da melhor maneira possível.
Esta site demonstra com clareza todos os dados que se quer sobre previsão do tempo, porém não tem capacidade de mostrar detalhamento de imagens de estados e municípios.

Tarefa 15


Relatório do grupo Mapas.

Nesse momento em que penso em trabalho de grupo, à distância, cooperação em ambientes virtuais não poderia deixar de lembrar do texto da Professora Mônica Estrázulas que diz:

Pode-se perguntar, então, se no caso das interações virtuais mediadas pelas tecnologias de comunicação a distância, há chance de uma simples troca de idéias se transformar em uma cooperação real de pensamento? E ainda, quando as interações entre os indivíduos ocorrem a distância, como realizar trocas cooperativas na ação?
Numa troca qualquer entre indivíduos, duas condições precisam ser satisfeitas para que exista o que se denomina equilíbrio na troca qualitativa:
a) uma escala comum de valores
b) a equivalência entre todos os valores acordados, que se traduz na conservação dos acordos e na reciprocidade de pensamento.
Como reconhecer a presença de uma escala comum de valores. Sabe-se que há uma escala comum de valores nas trocas interindividuais quando as iniciativas de um são avaliadas pelo outro e geram obrigações comparáveis aos valores virtuais gerados por aquela avaliação.

Essa escala comum pode ser observada quando os indivíduos comunicam seus julgamentos e raciocínios. Nesse caso, o emprego de uma linguagem comum lhes permite reconhecer o sentido das palavras empregadas e, com isso, pode haver o compartilhamento de um conjunto de proposições consideradas fundamentais para a discussão das idéias.
A presença da conservação dos acordos é observada quando os indivíduos levam em consideração o que admitiram ou disseram pois, devido a uma regulação essencial do raciocínio, a não-contradição reflete-se como consequência direta da reversibilidade de pensamento.
Um conjunto de trocas forma um sistema de operações recíprocas quando se observa a
conservação de acordos nos dois sentidos das interações entre dois indivíduos, ou seja, quando ambos tomam iniciativas que são avaliadas mutuamente
.
A colega Vera salientou:
"Na semana que passou a turma foi dividida em pequenos grupo para a realização das atividades. Previamente organizados, a professora responsável pelo Seminário Blogs e Flogs, divulgou no blog colaborativo da turma sua proposta. Cada grupo ficou encarregado em estudar e pesquisar um determinado ambiente, ferramenta ou aplicativo. O nosso grupo ficou com o assunto Mapas ou melhor dizendo mapas on-line. A colega mediadora criou o blog colaborativo para o grupo de trabalho, realizamos contato por e-mail e nos comentários do blog. Cadastrei-me no blog, estando apta à colaborar com o grupo. Pesquisei sobre o assunto designado para o grupo desenvolver. Naveguei muito! Li as postagens realizadas pelas colegas. Explorei com mais detalhes o Google Earth, acrescentando em meus conhecimentos novas informações, estudando no sentido de diferenciar o Google Earth e o Flagr. Este foi um desafio a qual me propus esclarecer. Andei descobrindo outros mapas on line como o Kartoo, onde as pessoas se identificam e conseguem saber quais os sites em que se encontram logadas na rede. Explorei ainda, mapas sobre a previsão do tempo, também postando alguns endereços para consulta. Revisitei
os sites moedas do mundo e o de localização geográfica do IBGE, sendo excelentes
indicações para pesquisa e informações. Procurei descobrir e pesquisar outras
referências de mapas on-line, sem sucesso significativo. Posso dizer, que hoje,
já estou me familiarizando com esse assunto em estudo, fiando mais claro para
mim o caminho a seguir.


A Márcia destacou:"Nosso grupo pesquisou sobre mapas on-line, sendo que foi desenvolvido de forma colaborativa onde cada componente pesquisou sobre determinados sites relacionados ao assunto e realizou postagens explicativas. A comunicação entre nós foi através dos comentários dos blogs e através de e-mail, sendo que a colega Bernardete foi bastante ágil em criar o blog e super dinâmica e criativa para as postagens. Imediatamente após o convite para participar deste blog colaborativo, já iniciei as pesquisas e comentários referentes às nossas construções para viabilizar o trabalho em grupo e analisar todas o sites que oferecem mapas on-line.
Quando precisarmos localizar determinados municípios temos várias opções para isso, sendo que o Google Earth é o que possui mais recursos e facilidade de navegação, apresentando imagens até mesmo de ruas e estabelecimentos com imagens perfeitas. As cidades que tem maior população e por isso maiores, exibem imagens mais próximas e detalhadas, por exemplo o meu município que possui aproximadamente 61 mil habitantes, quando aproxima demais a imagem fica desconfigurada e borrada. O google earth é um aplicativo que precisa ser executado no computador, sendo possível fazer o download através de sites como o www.baixaki.com.br ou www.superdownloads.com.br.
Também visitamos sites que mostram previsão do tempo, trazendo dados sobre precipitação, temperatura, vento e pressão atmosférica, como por exemplo o Weather e o Inmet e o IBGE. O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) é um site do governo federal que oferece dados direcionados à agricultores e pecuaristas, enquanto o Weather e o IBGE apresentam pesquisas que auxiliam no planejamento de viagens e programação para colheitas e plantações.
Através da busca por mapas on-line nos deparamos com inúmeras alternativas que podem nos oferecer conhecimento e informações em relação à localização geográfica e daods estatísticos, ao mesmo tempo em que nos proporciona realizar viagens virtuais a qualquer parte do mundo. Podemos conhecer cidades da Europa em questão de minutos, visualizando estádios de futebol, pontes, monumentos e praças famosas, alternativa para quem tem curiosidade e vontade de conhecer lugares que por inúmeros motivos não temos condições de realizar ao vivo e à cores."
A Elaine:
"Para realizar esse trabalho em grupo procurei pesquisar os sites sugeridos pelas professoras da disciplina. Baixei o Google Earth, trabalhei um pouco nele, copiei um mapa com a localização de minha cidade, São Borja, RS. Achei muito interessante, já o conhecia, mas não o havia explorado. Também explorei o GoogleMaps, tentei fazer um mapa da minha cidade inserindo marcadores, vou procurar explorar mais para entender melhor. Percebi que a diferença entre o Google Earth e o Google Maps é que no 2º os mapas podem ser apresentados de diversas formas com imagem de satélite, imagem híbrida, imagem das rodovias e imagem do mapa mundi e, no 1º podemos observar imagens do satélite atualizadas, podemos voar para diversos lugares, etc.
esquisei também sobre o Paises@ e o Moedas no Mundo, os quais coloquei um tutorial para usá-los. Quanto ao trabalho em grupo, penso que o Grupo Mapas procurou fazer um trabalho bem produtivo, desde o início as colegas já começaram a interagir, trocamos idéias e fomos publicando o resultado de nossas pesquisas."

Estamos realizando trocas cooperativas porque através de nossas postagens e comentários, fazemos ajustes em nossas ações e nas dos colegas. Os que estão participando sentem-se comprometidos com a execução das tarefas.
Conseguimos selecionar 10 sites para a pesquisa, o resultado até agora é muito bom. Se cada uma de nós nos dedicarmos a dois deles, nosso trabalho , julgo, estará perfeito.


Mapas de consulta à previsão do tempo

Explorando outras possibilidades de mapas on line, encontrei vários sites onde mostram o tempo local, citando entre eles:
http://br.weather.com/maps/ - Aqui encontramos regiões do mundo todo, tipos de mapa, atividades possíveis de desenvolver de acordo com aprevisão do tempo, além de mostrar o mapa em movimento, possibilitando a visão dos ventos em movimento e as correntes marítimas.
Os mapas ai divulgados nos possibilitam ter uma visão via satélite, onde nos mostram a cobertura de nuvens, em branco e cinza. Justifica-se de que esta forma de apresentação é útil, pois controla o movimento de deslocamento de tempestades, especialmente onde o radar não se encontra disponível para captar esses movimentos.
Os mapas demontram a temperatura da superfície do mar, ajudando a determinar o período de tempo, a qual uma pessoa poderá permanecer despreocupadamente na água. A legenda de cores, nos remete a relacionar às temperaturas. Há em alguns mapas que divulgam a temperatura da superfície oceânica, retratando também o congelamento oceânico, nas regiões polares.
Encontramos nesse endereço, a previsão da temperatura local, citando e localizando o município onde moramos com uma previsão de até 10 dias, divulgando a tempertura máxima e mínima.

Outro exemplo é o endereço abaixo. De fácil navegação, encontrando a previsão da temperatura, clima e outras informações. http://www.inmet.gov.br/rodape/mapa_site.html

Kartoo

O Kartoo é um metamotor de pesquisa de informação Web, onde você coloca o nome da pessoa e ele gera um mapa, indicando onde se encontra postagens na rede.
Achei interessante esse mapeamento disponibilizado, podendo nos retratar onde estamos logados.

Colegas! Tentarei explorar mais para conhecer melhor esse recurso.
Visitem e deem sua opinião. O endereço é http://www.kartoo.com/ Vera Frantz

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domingo, 20 de maio de 2007

Flagr e Clustrmapas

Gurias, estive vendo o que nos faltava nas orientações das atividades e entrei nos sites Flagr e Clustrmapas.
São muito interessantes. Não sei se vou poder explorá-los .Vamos ver o que podemos fazer. Olhem os sites, editei no modelo o código HTML gerado para as figuras na barra lateral.

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sábado, 19 de maio de 2007

Relatório do Trabalho

Gurias, precisamos fazer o relatório até dia 22, sobre nossa construção, sobre nossas pesquisas. Sugiro que editem essa mesma mensagem e vamos acrescentando o que pensam.Pode ser assim?
Eu, Elaine, penso que sim, Berna. Explorei o Google Earth, descobri algumas das suas funcionalidades. Também explorei outros softwares que se utilizam de mapas. Por exemplo, o IBGE PAÍSES, que está em http://www.ibge.gov.br/paisesat e o Cotação Real que está em http://www.bc.gov.br/htms/bcjovem/moedasmundo.htm . São bem interessantes, vale conferir. Posso organizar um tutorial para eles, pois já vi que uma colega está organizando um tutorial para o Google Earth. O que acham?

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Tentativa

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Estou tentando colocar som. Cliquem no áudio da primeira foto e ouçam o meu teste.

Em primeiro lugar entrem no endereço: http://www.wikimapia.org

Na primeira página encontrarão o que está na primeira figura. Selecionei 7 para esse bubleshare, as que considerei mais importantes.

Figura1:Início, Trocar linguagem, Mapa em sua página,( foi assim que coloquei o mapa aqui , na barra lateral, copiando o código em HTML e editando no modelo).

Figura 2: Automática, Mapa, Híbrida e Stélite, (tipos de fotos).

Figura 3: Para adicionar lugar é preciso uma maior aproximação. Usa-se a barrinha do lado esquerdo. Para cima aproxima.

Figura 4: Podemos pesquisar o lugar no lado direito e acima, escreva o nome do lugar, no lado esquerdo a foto, por aproximação com as barrinhas chega-se onde queremos.

Figura 5:Foto das "barrinhas

Figura 6: Informações sobre o local pesquisado.

Figura 7: Localizando o colégio onde trabalho, moro do lado.

Clique em cima da figura que o albúm aparecerá no tamanho melhor para a leitura.

Gurias dá para entender assim?

Tarefa 13 e 14

Lastimo não ter mais tempo para fazer tudo o que gostaria, estou adorando trabalhar com o meu grupo. Precisaríamos ter somente essa oficina para podermos nos dedicar mais. Minha colegas: Lenir, Aline, Elaine, Marcia já estão trabalhando. Fiz contato com todas e imediatamente respoderam. Estão todas cadastradas , pesquisando e interagindo através do blog e por e-mail.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Pegar a Estrada

Olá meninas, acredito que além de aumentarmos nossa bagagem de conhecimentos, também iremos nos divertir sobre os mapas on-line. Já tenho o Goggle Earth e sempre que posso faço viagens on-line para conhecer o mundo virtualmente. Esta é a localização de meu município.
Para podermos "pegar a estrada", podemos pesquisar em Guia do usuário do Goggle Earth, clicando aqui.
Boa viagem a todas e cuidem as curvas!
Abraços da colega Márcia Ferron.


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Wiki Mapia

Gurias, fui ver o site Wiki Mapia, que conhecia um pouco, olhem a figura que coloquei na barra lateral. Vou explorá-la e também tentar fazer um tutorial. Como a Elaine já esta pesquisando o Google Earth, já temos dois. Não é bom? Não sei qual a diferença dos dois sites, pois o wiki mapia também é google.

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Google Earth


Colegas, baixei o Google Earth no computador e comecei a conhecê-lo, descobri que podemos localizar até nossas casas. Passei um bom tempo brincando com o software, "viajei" bastante. Vou procurar ler o tutorial para entender melhor o seu uso e como o aplicativo pode contribuir com nosso trabalho pedagógico, o que descobrir, compartilho com vocês. No próprio programa há tutorial. Copiei uma imagem da localização de minha cidade. Vejam!

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Tentando iniciar os trabalhos


Colegas, pelo que pude observar no site http://maps.google.com, é necessário termos instalado no computador o aplicativo Google Earth para que possamos criar os nossos mapas. No endereço http://earth.google.com/, pode-se baixar o aplicativo. Vou baixá-lo agora para tentar criar um mapa de minha cidade.

Leitura Inicial

Esta ferramenta possibilita a criação de mapas personalizados, assim cada um pode exibir os seus lugares favoritos, destacar áreas consideradas importantes. Além disso, também é possível acrescentar seus próprios textos, fotos, vídeos e disponibilizar na Internet.
O ambiente é bastante rico e oferece muitas alternativas de uso. Vamos explorar para descobrir!!!!

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Combinações

Minhas queridas colegas, vários assuntos para combinarmos:
1º) Enviei convites para todas a Aline, Elaine e Márcia ainda não confirmaram, vocês não receberam?
2º) Lene, recebi tua foto para colocar no banner, só não farei hoje pois tenho que construí-lo novamente. Prometo que amanhã o farei, e a Vera? Envie-me uma foto , daí nosso grupo fica completo.
3º) Fiz o blog pela versão antiga pois podemos mais facilmente editá-lo, quanto a troca que a Lene sugere implica em alterações, como não colocar o banner. Eu gostaria de continuar nessa versão pois a domino melhor. O que pensam?
4º)Também penso que poderíamos distribuir tarefas, como um site de mapa online para cada um da nós, ficaríamos "especialistas" naquele. A Elaine já estava trabalhando hoje de manhã, poderia nos passar, tudo como sugestão.
5º)Todas poderão postar nesse blog vou em configurações agora e permitir a Lene e a Vera que aceitaram o convite.
Gurias, queridas, cheguei há pouco do colégio, preciso dormir mais cedo hoje. Só por isso vou terminando, até amanhã.

terça-feira, 15 de maio de 2007

Proa17-13

Minhas queridas colegas de Oficina. Criei um blog, fiz um "banner" com nossas fotos. Faltam as fotos da Lenir e da Vera. Digam-me o que pensam, sinceramente. Com já está tarde vou parando, aguardo. Não publiquei o endereço é só teste.
Como tive aprovação de duas colegas, publiquei agora de manhã, dia 16/05, mas podemos trocar .
Enviei também o convite, assim que puderem repondam para que eu possa colocá-las como Administradoras.
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